terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pernil do Estadão no fígado de São Paulo

Se existe um lanchão tradicional do fast food paulistano, é o lanchão de pernil. Particularmente, o mega-lanchão do Estadão é um dos melhores e mais populares dessa cidadezona cinza. O Estadão é pioneiro no atendimento 24 horas em São Paulo, o que torna sua clientela deveras interessante: lá tem desde famílias completas, travestis, bêbados pós-baladas, pessoas bebendo pré-balada, pessoas que estão na balada, taxistas, esquisitões, policiais, jornalistas... enfim, todo tipo de forma de vida da madrugada paulistana.



O Estadão foi inaugurado em 1968 e o nome é uma referência ao jornal O Estado de S. Paulo, que na década de 1960, funcionava num edifício vizinho ao bar/restaurante/boteco.

Depois de muitas visitas e experimentações do lanche perniloso, voltamos lá acompanhados pelo recém-paulistano Pedro Couto, do blog Pangéia, com o intuito de fazer um post para esse pobre mas limpinho blog. Assim, teríamos uma terceira opinião de alguém que desconhece o quitute. Convenhamos que o lanche já foi mais barato, mas continua bão e vale a pena.

O lanche tradicional tem pernil, um molho especial com cebola e pimentão, e mais alguns ingredientes especiais no pão francês. Segundo o proprietário, são vendidos por volta de 48 pernis inteiros todo dia. Haja porco! Um delicioso pesadelo para os vegetarianos!


Pedimos três lanches tradicionais e três cervejotas para acompanhar. A Dri disse que acha que o lanche é melhor apreciado sem a cerveja, que fica melhor pra depois. Concordo com ela, comer bebendo cerveja não é pra mim... mas se você gosta, vai fundo!

O Pedro não falou muito, basicamente devorou o lanche em 10 segundos, o que entendemos como um elogio. E por falar em elogios, a pimentinha do lugar, pra quem curte, vai muito bem. Meu lanche meio que se despedaçou e deixou todas as cebolas características caírem, mas isso não aconteceu com o lanche da Dri nem do Pedro. Aliás, ele me encheu bem o saco por eu não ter comido as cebolas caídas no prato.

Enfim, vale muito a pena comer um pernilzão no Estadão na calada da madrugada, onde todos os gatos são pretos e o lanche é farto.

O que: Lanche de Pernil
Local:
Estadão Bar e Lanches - Viaduto 9 de Julho, 193
Preço: Lanche de pernil tradicional - R$ 9,00
Atendimento:
Muita simpatia, mesmo com o bar mais lotado que puteiro open bar.
Efeitos Colaterais:
Nenhum. Muita felicidade e experiências antropológicas.
Avaliação:

5 comentários:

  1. Eu fui ano passado e adorei! E não passei mal! Os tiozinhos que fazem o lanche são gente boa também! Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. olá passei aqui para te conheçer e conheçer o seu cantinho e resolvi te seguir para nao perder nenhuma novidade e estarei sempre por aqui de olho nas suas novidades.... feliz 2011

    ResponderExcluir
  3. Olha, passei por aqui e dei muita risada com a linguagem e histórias de vocês! Muito bom!

    E fui no Estadão semana passada. Como sou vegetariana, pedi o queijo quente, que é muito gostoso. Quis colocar a pimenta deles, mas confesso que fiquei com um pouco de medo...hehehhe!

    bjs!

    ResponderExcluir
  4. SOU DE BELO HORIZONTE E NUNCA TINHA VISTO RESTAURANTE IGUAL.QUE COMIDA BOA E RAPIDA
    MUITO BOM.

    ResponderExcluir
  5. Que saudade de Sampa, na volta para casa depois de passar a noite(e a madrugada) no bixiga, iamos no Bar do Estadão, hummmmm, delícia!

    ResponderExcluir