sábado, 23 de outubro de 2010

Mercado de rico, precinho sustentável

Como boa apreciadora dá máxima de que "Se eu não tô pagando, é de graça!", desde que comecei a ganhar Vale Alimentação do trabalho busco usá-lo para "não pagar" pela comida. (Vou fingir que as horas de trabalho e o suor no rosto não contam. Isso eu finjo que é só para enriquecer a alma e dignificar o homem.)

Por tratar-se de um Vale ALIMENTAÇÃO e não REFEIÇÃO, ele é aceito somente em locais como açougues, sacolões e supermercados, mas não é aceito em lanchonetes e restaurantes. E dado o fato de que eu trabalho numa região pouco favorável à economia gastronômica, o supermercado mais próximo é, claro, um Pão de Açucar. Porém, descobri que mesmo tratando-se de um supermercado de burguês, eles vendem comidas prontas por um preço, digamos, acessível. Assim, juntando a fome com a vontade de comer, ou melhor, o vale alimentação com a necessidade de almoçar, passei a utilizar essa alternativa.

Os diversos pratos são vendidos separadamente por kilo, com preços diferentes (cada prato tem um preço) e até que há uma grande diversidade. Desde o arroz branco ao salmão ao molho de alcaparras, passando por lanches prontos e até mesmo salgados que vão da boa e velha coxinha à esfiha de vegetais com massa integral (essa é pra quem realmente ama sua flora e fauna intestinal). E tenho que dizer que tudo com uma cara boa. Pelo menos aos olhos do meu estômago.

E hoje realmente me senti uma pessoa chique, digna de "slow food of the rich" (Que trocadilho horroroso!!!). O cardápio foi arroz com passas e amêndoas e filet mignon recheado com queijo brie (nunca tinha comido isso na vida!) ao molho funghi. O que totalizou, junto com a Coca Zero de 600ml. por volta de 11 reais!!! E, melhor ainda, que saíram daquele cartãozinho de Vale Refeição e não da minha conta no banco!

A comida é esquentada no microondas e há mesinhas (Poucas! Hoje precisei comer em pé no balcão por uns 15 minutos.) para que as pessoas comam lá, além da opção de levar para viagem.
Tudo bem que um P.F. teria custado menos e provavelmente seria mais bem servido. Mas... Como eu disse, devido ao milagre do Vale Alimentação, pra mim foi "de graça". E estava realmente muito bom! É claro que O tal do queijo brie oferece muito menos adrenalina que o "catupiry" do dogão de rua, mas está aprovado.

Sendo assim, se você também ganha Vale Alimentação pois seu emprego parte do princípio de que você tem tempo para ir ao mercado fazer compras, cozinhar e levar marmita, fica a dica. E se não é seu caso, vale a pena experimentar coisas pelas quais você pagaria muito mais por preços "pagáveis" para bolsos ocupados principalmente por papéis diversos e moedinhas de 5 centavos.

O que: Pratos variados.
Onde: Pão de Açucar - Praça Wendel Wilkie, 11 - São Paulo, SP
Preço: Pratos por kilo. (Você não acha que o preço do arroz branco vai ser o mesmo que o do salmão ao molho né?)
Atendimento: Um pouco lerdo, sendo que há apenas uma atendente e um microondas. Evite horários de muita movimentação.
Efeitos Colaterais: Novas sensações.
Avaliação:

Um comentário:

  1. Gostei Muito do Blog!

    Seus posts são muito bons. Gostei do humor de vocês, espero que não tenha parado neste post!

    Falô!

    ResponderExcluir