quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Quando realmente começa o ano? Lentilhas de carnaval!


Pra continuar comendo porcarias e fazendo experimentações por aí, precisamos conseguir uma graninha em 2012. (Afinal de contas, além da comida podemos vir a ter gastos médicos.) Segundo minha avó querida no ano novo devemos comer lentilhas pra ter sorte no ano que chega. Então, aqui vai uma receita BOA, FÁCIL e BARATA típica de ano novo.

Todo ano a gente depois do carnaval podemos ouvir em qualquer lugar "Agora começou o ano!". Então, aqui na terra do bunda lê lê e dos ensaios incessantes da escola de samba do lado da minha casa, vou fazer simpatias pra quando o ano realmente começa: depois do carnaval! Fica para o almoço da quarta-feira de cinzas.

Ingredientes:

1 pacote de lentilhas
1 cebola grande
7 dentes de alho
2 cubinhos de caldo de carne
azeite
sal
pimenta
temperos

Modo de preparo:
Depois de lavá-las, deixe as lentilhas de molho numa cuia com água morna por uns 30 minutos. Enquanto isso, pique as cebolas e o alho. Você vai precisar de uma faca, uma tábua e óculos escuros pra isso. Numa panela grande, com o fogo ligado, jogue o azeite (um fundinho da panela tá bom) e deixe esquentar um pouco (até fazer "tshhhh").

Então jogue o alho e a cebola pra refogar (isso quer dizer dar uma fritadinha) até começarem a ficar douradinhos. Jogue a lentilha com a água em que estava de molho na panela, adicione o sal e pimenta a gosto e os temperos que preferir (provavelmente estarão em alguns potinhos ou saquinhos no armário da cozinha, geralmente se assemelham a folhinhas verdes secas e picadas). Eu gosto de usar orégano, salsinha, cebolinha e manjerona. Mexa bem.

Deixe cozinhar em fogo brando (médio) com a panela semi tampada por uns 20 minutos. Vá experimentando aos pouquinhos para ver se já chegou no ponto que você gosta. Tem quem goste dela mais durinha, mais cozida ou até desmanchando. Se necessário adicione mais água.

Quando chegar no seu "ponto" preferido estará pronto. É só colocar no prato, jogar um fiozinho de azeite por cima e por pra dentro.

Se você gosta também pode colocar pedcinhos de bacon ou linguiça defumada. Basta picá-los e refogar junto com o alho e a cebola.

Agora é so fazer seu pedido pra 2012, afinal o ano só começa depois do carnaval!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog pessoal!!!

    Tem um selinho pra vcs lá no meu: cerebroquefala.blogspot.com

    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir